COMUNIDADE

Quatro modalidades encerram competição. Cerimônia de entrega de medalhas enche Anfiteatro 9

Divulgação

Centenas de atletas se dedicaram por quase duas semanas para fazer bonito nos XXXII Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs). No domingo (29), último dia de competição, quatro esportes tiveram suas partidas decisivas: futebol, futmanobol, tênis e Ultimate Frisbee. Dois dias depois, a cerimônia de encerramento dos jogos encheu o Anfiteatro 9.

Confira aqui o ranking e os resultados dos JIUnBS 2017.

De acordo com a organização, pelo menos mil competidores circularam diariamente no Centro Olímpico durante os jogos. Esporte mais popular do país, o futebol foi um dos mais prestigiados pelo público e pelos atletas. Cerca de 400 pessoas divididos em 20 times se inscreveram para a disputa.

E foi o esporte bretão que trouxe a disputa mais emocionante no encerramento dos JIUnBs. A final entre o Centro Acadêmico da Educação Física e a atlética Visionária, das Ciências Contábeis, levantou poeira e foi decidida nos pênaltis. Após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar, os times precisaram de nada menos que 17 cobranças para definir o campeão. O título ficou com a Visionária, que faturou no mesmo dia as medalhas de ouro no tênis e no futmanobol.

A Enraizada, atlética da Engenharia Florestal, ficou no alto do pódio no Ultimate Frisbee. Saiba mais sobre os jogos que encerraram os JIUnBs 2017.

Cristiano Navarro (E) e atletas na cerimônia de encerramentos dos JIUnBs 2017

ENCERRAMENTO – Ainda com alguns resultados não contabilizados, o encerramento dos JIUnBs levou torcidas, atletas e dirigentes ao Anfiteatro 9. "Os JIUnBs são um patrimônio nosso", ressaltou André João Tche, tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e coorganizador do evento. Ele disse que a edição de 2017 vai ficar marcada na história por ter sido “uma grande construção coletiva”. Destacou ainda a participação dos quatro campi e avaliou como acertada a decisão de promover a competição durante a Semana Universitária.

Responsável pela área esportiva da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), o professor Alexandre Rezende salientou a importância dos jogos para a Universidade e disse que é preciso do envolvimento da comunidade para melhorá-los. “Precisamos de vocês”, conclamou.

O decano de Assuntos Comunitários, André Reis, falou “da felicidade de acompanhar um evento como esse”. Ao mencionar os benefícios do esporte em comunidade, lembrou-se de quando era aluno e competia nos JIUnBs. “Os jogos promovem a qualidade de vida e o senso de pertencimento à comunidade universitária”, disse.

Os JIUnBs são realizados por clubes desportivos de diversas modalidades com o apoio do DCE e da DEA. Confira em breve artigo do técnico desportivo Cristiano Hoppe Navarro, que esteve à frente da organização do evento. Ele vai avaliar fatos e desafios que marcaram esta edição dos jogos.