Universidade garante segunda colocação em ranking nacional com 270 instituições

Júlio Minasi

Após dois anos na terceira colocação, o esporte da Universidade de Brasília sobe mais um degrau no pódio do Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Os resultados nas competições oficiais em 2017 garantem à UnB o segundo melhor desempenho entre 270 instituições de ensino superior de todo o país. A cerimônia de entrega do troféu vai ser realizada no início do próximo semestre em local a definir.

Confira a classificação final do Troféu Eficiência e para Universidades e Federações.

A UnB somou ao todo 720 pontos, 250 menos que a paulista Unip. As dez medalhas no Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a participação vitoriosa nas ligas desportivas e nos jogos de praia foram decisivas para a conquista.

Geciária Nery comemora desempenho nos JUBs

O feito teve reflexos ainda no ranking das federações e alçou a local Fesu ao segundo posto nacional. A universidade da capital do país também terminou como uma das duas únicas - a federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a outra - instituições públicas no top 10 do ranking.

“O maior mérito nessa conquista é dos atletas. São estudantes que se dedicam muito para conciliar a rotina de estudos e os treinos”, diz o coordenador de Esporte da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz. “Estamos muito felizes com mais esse troféu. Vamos continuar trabalhando para promover com qualidade não só as modalidades de representação, mas também o esporte comunitário”, afirma.