Programa, projetos e ações

 

Segundo Tempo Universitário

 

Foto: Isa Lima / UnB Secom

 

O esporte nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina é impulsionado pelo Programa Segundo Tempo Universitário, iniciativa do Ministério do Esporte para ampliar a prática de atividade física no meio acadêmico. A UnB, por meio da Diretoria de Esporte e Lazer, foi contemplada em primeiro lugar em edital do programa em 2018. Desde então, ouviu a comunidade e passou a ofertar até 300 vagas por campus. As atividades têm o apoio de monitores supervisionados por docentes da Faculdade de Educação Física. Escolha sua modalidade e participe! 

 

Projeto Recreando

 

 

Proporciona momentos de descontração e práticas de atividades físicas e/ou lúdicas em pontos de fácil acesso na universidade. Em geral, o Recreando tem início ao meio-dia nas terças e quintas-feiras.
Além de modalidades tradicionais como tênis de mesa e peteca, o Recreando busca difundir práticas inovadoras a exemplo do rugby touch, do cheerleading e do swordplay.
Confira o calendário do Recreando.


Domingo Olímpico

 

 

Coordenado por docentes da Faculdade de Educação Física com apoio da DEL, o Domingo Olímpico transforma o Centro Olímpico do campus Darcy Ribeiro em um grande centro de convivência, lazer e entretenimento. Ocorre pelo menos uma vez por semestre e oferece atrações que incluem esportes tradicionais, sessões de massagem e atividades lúdicas.
Confira o calendário do Domingo Olímpico.


Jogos Internos

 

 

Os tradicionais Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs) foram retomados em 2016 após um intervalo de cinco anos. Aberta à comunidade universitária, a competição multidesportiva movimenta os campi e premia atletas e associações atléticas. Em geral, o evento é organizado no segundo semestre letivo.


Torneio de futsal dos trabalhadores

 

 

Campeonato destinado à integração de servidores e prestadores de serviço da UnB. É realizado no primeiro semestre durante as comemorações do Dia do Trabalhador. A competição é organizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília.

 

Clube de Corrida e Caminhada

 

 

Atividades regulares permitem a experiência de correr e caminhar nas imediações do campus. É uma oportunidade de explorar a UnB, praticar um exercício físico e fazer amigos. Confira o calendário e/ou solicite sua inclusão no grupo de whatsapp do clube por meio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..        


Torneios do servidor

 

 

 

Competições esportivas ao longo do ano para todos os trabalhadores da Universidade. Inclui modalidades como futebol, vôlei e tênis.


Cross Cerrado

 

 

Corrida de 5 km no Cerrado com mais de 40 anos de tradição. A prova é aberta às comunidades externa e interna. O evento é apoiado pela Diretoria de Esporte e Lazer e promovido pela Faculdade de Educação Física em parceria com o Decanato de Extensão.


25 horas nadando

 


Prova de revezamento aquático mais longa do Centro-Oeste. Centenas de nadadores de todo o Distrito Federal e entorno utilizam as piscinas do Centro Olímpico durante 25 horas ininterruptas. É realizada pela Faculdade de Educação Física em parceria com o SESC/DF e a DEL.

 

Academia da Casa do Estudante

 

 

O bem-estar dos moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) é alvo da atuação da DEL, que oferece acompanhamento especializado por meio de profissionais e tutores.  O espaço localizado no Bloco B da CEU funciona de segunda a sexta-feira e é de uso exclusivo dos residentes.