EVENTO NACIONAL

Equipes de cinco estados e do DF disputam etapa regional de quadras da competição universitária. UnB compete no handebol

Hugo Costa - DEL/DAC

A Universidade de Brasília vai ser um dos centros do basquete universitário brasileiro entre 6 e 12 de agosto. Nesse período, times femininos e masculinos de 5 estados e do Distrito Federal vão competir pela conferência central dos jogos de quadras dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Todas as partidas da modalidade vão ser disputadas no ginásio do Centro Olímpico (CO), que teve o piso reformado no primeiro semestre.

A competição será dividida em dois grupos com três equipes cada. Os representantes de Brasília são UniCEUB, no feminino, e Upis, no masculino. As três equipes mais bem classificadas em cada naipe vão disputar a etapa nacional dos JUBs, agendada para novembro em Maringá (PR).

“É muito importante colocar a UnB no circuito do esporte universitário nacional. Espero que a gente traga cada vez mais eventos”, diz o chefe em exercício do CO, Eric de Paula. Segundo ele, a maioria das avaliações sobre o novo piso é positiva. “Acontece de ter algum estranhamento inicial, mas é só questão de adaptação”, explica.

Fesu vai reforçar iluminação do ginásio

A inclusão da infraestrutura da UnB nos jogos é tida como estratégica para o presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu), Rodrigo Faria. “O melhor ambiente para a competição é o universitário”, avalia. “Desde o começo, pensamos na UnB para sediar ao menos uma das modalidades dos JUBs Quadras. A Universidade tem papel muito relevante para a prática e o desenvolvimento do esporte”.

O gestor da Fesu visitou o ginásio do CO na quarta-feira (1) e aprovou o local da competição, com ressalva para iluminação da quadra. “Vamos contribuir para a instalação e a troca de lâmpadas”, diz. A federação deve instalar pelo menos cinco novas lâmpadas na área de disputa. Rodrigo informa ainda que pelo menos parte das delegações deve almoçar no Restaurante Universitário.

HANDEBOL – A UnB também compete na regional do JUBs Quadras. Os times feminino e masculino de handebol vão jogar no ginásio do Colégio La Salle, na 906 Sul. As estreias devem ocorrer no próximo dia 6. A Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) vai acompanhar as equipes in loco.

Além de basquete e handebol, a etapa dos JUBs disputada em Brasília traz competições de futsal e vôlei. O evento oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) deve reunir  pelo menos 600 estudantes-atletas na capital federal.