JUBS MODALIDADES

UnB encerra JUBs com 40 medalhas. Atleta do taekwondo conquista vaga na Universíade

Divulgação atletas

O balanço da participação da UnB na edição modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) é para lá de positivo. Atletas da Universidade conquistaram 40 medalhas e estiveram no pódio em oito das 12 modalidades da competição encerrada no sábado (29), no ginásio do Centro Olímpico. O desempenho pode ser decisivo para a instituição voltar a receber o Troféu Eficiência, prêmio anual da Confederação Brasileira do Desporto Universitário destinado aos melhores do esporte.

Bárbara Novaes, no topo do pódio, está classificada para a Universíade 2019. Foto: Divulgação

Até o início da tarde de sexta-feira (28), a delegação da UnB já contabilizava 30 medalhas. Na reta final, karatê, taekwondo, tênis e tênis de mesa garantiram as últimas conquistas. Uma das vitórias mais celebradas foi a da lutadora de taekwondo Bárbara Novaes. Campeã da categoria até 62kg, ela garantiu vaga para a Universíade de Nápoles, em julho.

“Esperava bons resultados. Treinei com foco nessa competição”, diz a estudante de Biotecnologia, que ingressou no esporte há 16 anos e representa a Universidade desde 2014. A atleta mudou-se momentaneamente para Minas Gerais, onde se dedica ao estágio obrigatório do curso. Ainda assim, mantém a rotina de preparação para a Universíade. “Tenho treinos físicos e técnicos de segunda a sexta. No sábado, treino apenas taekwondo”, explica.

Leonardo Navarro conquistou ouro e bronze no karatê. Foto: Hugo Costa

O karateca Leonardo Navarro foi outro dos destaques dos últimos momento dos jogos. No sábado, o estudante de ciências contábeis conquistou ouro na categoria kumite até 75kg e bronze no Kata. “Fiquei nervoso no começo, mas gostei bastante da experiência”, diz ele sobre a sensação na apresentação no kata.  “A galera do clube [de karatê da UnB] apoiou bastante”, afirma. Essa foi a primeira vez que Leonardo representou a UnB.

Ginásio do Centro Olímpico foi o palco das modalidades de lutas. Foto: Hugo Costa

AVALIAÇÃO – O coordenador esportivo da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão, não esconde o entusiasmo com a campanha vitoriosa. “Foi uma excelente participação. Não só pelos números, mas pelo empenho e qualidade dos atletas”, comemora.

De olho na aposentadoria após quase 37 anos de trabalho na Universidade, Carlão vê com otimismo as perspectivas do esporte na UnB. Mesmo com o reconhecimento da necessidade de investimento nos espaços esportivos e da escassez de recursos financeiros, ele diz que “temos tudo para continuar crescendo. Temos muitos talentos e uma equipe qualificada de servidores”. “A constituição da associação esportiva também foi importante para melhorarmos”, avalia.

Acompanhe a cobertura da participação da UnB nos JUBs Modalidades. Veja a relação completa de atletas da Universidade.

Confira as medalhas da Universidade nos JUBs modalidades 2019:

Jiu-jitsu
Ouro
Bruna Chater (azul até 74kg)
Prata
Bruna Chater (azul absoluto)
João Pedro Lima (marrom até 64kg)
Júlia Maia (azul até 64kg)
Kim Ludgero (roxa até 100,5kg)
Marcus Vinícius Carvalho (branca até 100,5kg)
Mário José Ferreira (marrom até 88,3kg)
Paulo Victor Freire (azul mais de 100,5kg)