O esporte é tema frequente nas produções cinematográficas brasileiras e internacionais. De documentários a obras ficcionais, a sétima arte retrata o universo dos dramas e glórias inerentes à prática esportiva. Confira uma seleção feita para você (re)ver em casa durante esse período de recolhimento.
Saiba mais publicações da série Esporte, Lazer e Saúde. Confira a primeira postagem, que trouxe dicas sobre nutrição.
Carruagens de fogo (1981, EUA / Reino Unido) – A preparação e a disputa dos Jogos Olímpicos de 1924 é o pano de fundo para os impasses e conflitos pessoais de dois corredores. Vencedor de sete Oscars, incluindo o de melhor filme, o longa-metragem tem uma das trilhas-sonoras mais marcantes da história do cinema.
Invictus (2009, EUA) – O filme mostra a força do rúgbi para a unir a África do Sul, assolada pelo racismo mesmo após a ascensão ao poder de Nelson Mandela. A obra rendeu indicações ao Oscar para Morgan Freeman e Matt Demon.
Guerra dos Sexos (2017, EUA / Reino Unido) – O desafio real entre Billie Jean King e Bobby Rings entrou para a história do tênis e é retratado na comédia dramática com Emma Stone e Steve Carrel.
Pelé Eterno (2003, Brasil) – Documentário sobre a trajetória do rei do futebol. Filme traz lances das jogadas geniais e dos gols de Pelé com as camisas da seleção brasileira e do Santos.
Menina de Ouro (2004, EUA) – Obra vencedora de quatro estatuetas do Oscar, incluindo as de melhor filme, melhor atriz (Hilary Swank) e melhor diretor (Clint Eastwood). Menina de Ouro mostra a determinação de uma jovem boxeadora para vencer no esporte e lidar com os preconceitos do treinador.
Mulheres olímpicas (2013, Brasil) – Documentário sobre a participação feminina no esporte e na sociedade. Feitos de nomes como Maurren Magi, Sarah Menezes e Daiane dos Santos são relatados na obra de Laís Bodansky.
Jamaica abaixo de zero (1993, EUA) – Comédia dos anos 1990 retrata a improvável participação de uma equipe de bobsleigh jamaicana em edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Rocky (EUA, 1976) – A saga do boxeador Rocky Balboa é um dos maiores blockbusters da história do cinema. Vencedor de três Oscars, incluindo o de melhor filme, a produção rendeu nada menos que sete sequências.
Senna – O brasileiro, o herói, o campeão (2010, Brasil, EUA, França e Reino Unido) – Documentário sobre o tricampeão da Fórmula 1. O filme detalha os feitos do piloto e a rivalidade com o francês Alain Prost.
Serena (2016, EUA) – A biografia da tenista multicampeã apresenta os desafios de uma carreira irretocável e que ainda não tem hora para acabar.