FISU

Jogos teriam início em agosto deste ano

A maior competição do esporte universitário mundial foi adiada em decorrência da pandemia de Covid-19. Os Jogos Mundiais Universitários estavam previstos para começar em agosto de 2021 na chinesa Chungdu. No início deste mês, entretanto, a Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), a Federação de Esporte Universitários da China (FUSC) e o comitê organizador local anunciaram o adiamento para o ano que vem, ainda sem definir a data. A logomarca e o nome Chengdu 2021 estão mantidos.

Bárbara Novaes representou o Brasil e a UnB em Nápoles. Foto: Hugo Costa

As entidades responsáveis apontam preocupação com a saúde pública e mencionam as restrições para viagens internacionais em razão da pandemia. Também explicam que há condições desiguais de treinamento. Texto publicado na página da Fisu ressalta que muitas instalações esportivas em universidades precisaram ser fechadas ao redor do mundo.

Também conhecida como Universíade, os Jogos Mundiais Universitários reúnem milhares de estudantes-atletas. Na edição mais recente do evento, em 2019, em Nápoles, o Brasil enviou 170 atletas e garantiu 17 medalhas. Uma dessas conquistas foi o bronze no taekwondo de Bárbara Dias Novaes, estudante de biotecnologia da Universidade de Brasília.