ESPORTE ELETRÔNICO

Carolina Castellano é vice-campeã no Fifa 21, Pedro de Santana Beck fica em terceiro no Poker. Fase presencial foi disputada em Brasília no fim de abril

Texto: Hugo Costa / Imagem: Instagram CBDU

Dois estudantes de graduação da Universidade de Brasília estiveram entre os melhores atletas da versão eletrônica dos Jogos Universitários Brasileiros, os JUBs eSports 2021. Carolina Castellano, aluna de educação física, e Pedro de Santana Beck, da engenharia química, foram, respectivamente, segunda e terceiro colocados nos jogos Fifa 21 e Poker. A fase final da competição foi realizada em Brasília entre 27 e 28 de abril.

Confira a classificação final dos JUBs eSports

Conquistar medalhas nos JUBs não é novidade para Carolina. A estudante também havia garantido a prata nos JUBs de Salvador, em 2019. Apesar de ter demonstrado desapontamento ao ser superada em mais uma final, ela se diz satisfeita por mais um feito esportivo. “Sempre amei esportes e sou muito competitiva, então poder conquistar essa medalha foi bem gratificante para mim”.

A paixão por esportes é percebida na rotina de Carolina. Ela também treina e compete com os times de futsal e futebol 7 da UnB. “É sempre um prazer representar a UnB. O mais importante é competir, dar meu melhor e tentar levar o nome da nossa universidade ao topo”, afirma.

Segundo colocado na etapa inicial do Poker em março, quando as disputas foram realizadas a distância, Pedro ficou com o bronze na decisão presencial. Em entrevista à organização dos jogos, ele contou que conhecei a modalidade na adolescência e passou a se dedicar ao jogo por meio da leitura e da participação em campeonatos.

Estrutura da fase final dos JUBs eSports é elogiada por atletas da UnB. Foto: CBDU/Collab Clichê/JP Rodrigues

ESTRUTURA E DISTANCIAMENTO SOCIAL – Em decorrência da pandemia, a final dos JUBs eSports não contou com a presença do público. Atletas, árbitros e organizadores foram recepcionados em uma bolha esportiva instalada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em um hotel da Asa Norte. Todos os participantes realizaram o teste PCR na chegada ao local dos jogos e ficaram hospedados em quartos individuais.

Os cuidados e os investimentos foram reconhecidos pelos atletas. “Chegamos na segunda-feira (26) e fizemos o teste. Esperamos o resultado no quarto. Quando saiu, duas horas depois, fomos liberados para fazermos o credenciamento e ficarmos liberados”, explicou Pedro à assessoria de imprensa da CBDU. Carolina classificou a estrutura como “incrível” e disse que os competidores eram de “altíssimo nível”. Segundo ela, ter participado da competição foi uma motivação extra para seguir em busca de mais títulos no esporte eletrônico.