JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Capital vai receber atletas de todo o país em outubro

Texto: Hugo Costa / Foto: Júlio Minasi

Em anúncio carregado de otimismo, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) confirmou, na sexta-feira (30), Brasília como a sede da edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição está prevista para ser realizada entre 10 e 18 de outubro, e a promessa é de que deve ocorrer com rígido protocolo de segurança sanitária. Os jogos serão concentrados em duas praças principais: o Parque da Cidade e o Sesi de Taguatinga.

A confirmação ocorreu após reunião na semana passada entre lideranças da CBDU e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a secretária de Esporte e Lazer, Gizelle Ferreira, e o deputado federal Júlio César Ribeiro. Os gestores e o parlamentar destacaram os benefícios econômicos para a cidade com o evento, que deve atrair mais de 4 mil estudantes de 500 instituições das cinco regiões do país.

Brasília não sedia os JUBs desde 2006. Para os jogos deste ano estão previstas 14 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez. As disputas paradesportivas ocorrem no atletismo, no badminton, na natação e no tênis de mesa. A modalidade acadêmica, com a apresentação de trabalhos científicos, também é presença garantida na programação.

Em abril, a capital federal recebeu a fase final da versão eletrônica dos JUBs. Atletas da Universidade de Brasília conquistaram duas medalhas na competição, que contou com participantes testados e isolados em bolha esportiva montada em um hotel. A CBDU afirma que medidas de segurança e o teste de atletas e participantes voltarão a ocorrer nos jogos do segundo semestre.