Atentada conquista dobradinha com títulos de equipe mais completa em ambos os naipes.

Da UnB Agência

Entenda a filosofia do Octatlo. E confira a retrospectiva do evento em vídeo.

A modalidade combinada (como o triatlo) dos esportes coletivos. Oito modalidades diferentes: chutes, arremessos, lançamentos, cortadas, saques, dribles, backhands e forehands, touchdowns, pontos e gols. Não é difícil vencer em um esporte, mas qual equipe se sai melhor no conjunto deles?

Em 708 a.C. Lampis de Esparta foi o primeiro campeão de uma modalidade combinada. Vinte sete séculos depois, a atlética de Pedagogia, a Atentada, honrou o espartano ao vencer a maratona de oito esportes coletivos em dois fins-de-semana, com títulos na metade deles (Futsal, Futmanobol de campo, Futmanobol e Ultimate Frisbee). Levantou a taça também no Quadratlo feminino, apenas com os esportes de quadra. Com isso, subiu oito posições no Ranking Histórico entrando no top 10.

No feminino, a Tijolada ficou com a prata e a Polarizada com o bronze. No masculino, o último ponto na última modalidade, o ultimate frisbee, levou a equipe Comunidade (campeã na Queimada) ao vice-campeonato e a Descontrolada (campeã no Flag Football) ao terceiro lugar do pódio. A Tijolada (com títulos no Vôlei e Futebol 7) terminou na quarta posição. A Polarizada completou o top 5.

Resultados do Quadratlo feminino (acima) e do Octatlo masculino

O objetivo dessas competições é desafiar os atletas em várias modalidades diferentes, formando atletas e equipes mais completas e versáteis, buscando a "polimatia esportiva". Assim, os atletas são incentivados a participarem de todas as modalidades, seja no campo ou na quadra, usando mãos, pés ou ambos. Aqueles que chegaram mais perto disso nessa edição foram João Felipe Souza Braz, representando a Descontrolada, e Mateus Silva Nascimento, da equipe Comunidade, que competiram em sete modalidades: futmanobol de campo, vôlei, futmanobol, queimada, futsal, flag football e ultimate frisbee. Só não entraram em campo no futebol 7.

'' No evento além de praticar alguns esportes que já adoro, pude ter contato com outras modalidades. Em meio às férias as práticas quase que cessam totalmente, então foi um ótimo meio de se manter em atividade. Além de que é sempre uma ótima oportunidade para promover a integração entre os cursos e atléticas.

João Felipe Souza Braz (@felpspanther13), 22 anos, estudante de Engenharia Mecatrônica

'' Como todo evento esportivo a gente joga pra ganhar e se desafiar, nesse caso do Octatlo não é diferente, mas como são 8 esportes é óbvio que em uma ou em outra modalidade a equipe vai jogar mal. Mas como a pessoa competitiva que sou, eu jogava uma modalidade sabendo que provavelmente iria perder e em outra modalidade eu iria me vingar com sangue nos olhos e prazer no coração. Como por exemplo no vôlei: eu sabia que o time não estava tão forte e ainda jogamos com um jogador a menos e no fim perdemos todos os jogos nesse esporte, mas a participação contava pontos e no final isso iria fazer a diferença (e olha que perdemos feio, mas continuamos pelo espírito esportivo). Mas nessa parte do vôlei eu só estava marcando os times que estavam ganhando da gente e torcendo pra eles caírem na nossa chave do Futmanobol (esporte que o meu time se destaca mais) e a gente 'macetar' eles de tantos gols. E ainda não vou me estender com algumas modalidades que durante a minha vida eu só pratiquei e experimentei durante o FEAC e o Octatlo.

Mateus Silva Nascimento, 22 anos, estudante de Educação Física