O esporte de representação voltou definitivamente às quadras, campos, pistas, piscinas, tatames e arenas em 2023. Confira o que já rolou e o que o segundo semestre ainda nos reserva.

Da UnB Agência

JUBs Curitiba

No final de maio, uma delegação de 42 pessoas representou a Universidade nos JUBs Curitiba, no futebol de campo masculino e futebol 7 feminino e masculino. Os meninos do futebol de campo conquistaram o 12º lugar, enquanto o futebol 7 masculino parou nas quartas obtendo o 7º lugar. O resultado mais vistoso foi a quinta posição alcançada pelo futebol 7 feminino (na foto). Confira um pouco da cobertura no Insta, nas partes 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

" A equipe tá de parabéns! Alcançamos nossos objetivos, que foram alcançar a segunda vitória em Jogos Universitários Brasileiros, já havíamos conseguido no Brasileiro passado. Conseguimos não perder esse campeonato na primeira fase, já foi uma outra evolução. Superamos as expectativas classificando para as quartas-de-final, terminando entre os cinco melhores times do Brasil, de treze equipes. As meninas estão de parabéns, foi uma evolução como time e o time está cada vez crescendo mais. Gostei muito mesmo.

Pedro Ivo Barbosa dos Santos, técnico desportivo da CEL/DEAC e treinador da equipe de futebol 7 feminino

JUBs Seletivas

Já em junho, doze atletas carregaram a bandeira azul e verde nos JUBs Seletivas, no atletismo, badminton, natação e taekwondo. Na marcha atlética 5 km, Ana Luiza Rodrigues Lima Oliveira conquistou o tempo de 34min03s e ficou com o ouro. Com a orientação do pai, fisiologista e treinador ao lado da pista, Lucca Campbell Simões também colocou uma medalha dourada no peito após percorrer os 400 metros com barreiras em 51s74. A dupla de badminton Enny Priscila Gomes da Silva e Suellen Cavalcante Gomes chegaram até às quartas-de-final. Veja mais na postagem do Instagram.

É ouro da UnB: Ana Luiza e Lucca

Etapa Online eSports JUBs Joinville

Nos esportes eletrônicos, a UnB disputou as eliminatórias remotas e obteve classificação no League of Legends e Valorant, com o clube Green Owls, e no Counter Strike: Global Offensive, com os UnB Outsiders. O atleta Maycon Lima Rios classificou-se no futebol eletrônico. Confira todos os classificados no boletim da CBDU.

Jogos Mundiais Universitários

A UnB esteve representada nos Jogos Mundiais Universitários 2023, realizados em Chengdu, no sudoeste da China. A estudante de enfermagem Angela Ximenes (na foto) fez bonito e voltou com o sexto lugar na competição de wushu esportivo, no país de origem da arte marcial. Confira mais pelo Instagram.

JUDF

Os Jogos Universitários do Distrito Federal ocorrem no final de agosto e início de setembro e classificam para os JUBs Joinville. Confira a programação dos jogos dos esportes de quadra - handebol, basquete, futsal e vôlei. Veja o boletim publicado pela FESU em 25 de agosto.

JUBs Joinville

Os Jogos Universitários Brasileiros serão realizados em Joinville, Santa Catarina, entre 8 e 21 de outubro. Confira o Regulamento Geral da competição e o boletim mais recente de agosto. São 21 modalidades. Na primeira semana, entre 9 e 14 de outubro, ocorrem as competições de Breaking, Cheerleading, Clash Royale, Free Fire, Futebol Eletrônico, Handebol, Judô, Vôlei, Wrestling e Xadrez. Já na segunda semana, entre 16 e 21 de outubro, ocorrem as modalidades Acadêmico, Basquete, Counter Strike: Global Offensive, Futsal, Jiu-jítsu, Karatê, League of Legends, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paradesportivo e Valorant. A expectativa é grande depois dos JUBs Brasília 2022, no qual a UnB foi representada por 90 atletas (relembre).

Seletivas distritais para o ano que vem

O calendário da Federação de Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU/DF) prevê também, ainda nesse ano, as seletivas para competições da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) que serão disputadas no primeiro semestre de 2024. É o caso dos Jogos de Praia (que neste ano incluíram basquete 3x3, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, skate, surfe, vôlei de praia e vôlei 4x4 misto) e possivelmente também o futebol de campo, futebol 7 e rugby sevens.