CROSS CERRADO

Etapa de Planaltina atrai comunidade externa. Participante leva cachorro para correr

Júlio Minasi - DEL/DAC

A chuva deu trégua e o Cross Cerrado de Planaltina, o último do ano, ocorreu em clima de descontração e alegria. Corredores experientes e estreantes tinham em comum o sorriso no rosto e a disposição para completar os 5 km. A prova realizada na manhã de sexta-feira (23), nas imediações do campus local da UnB, teve participação expressiva da comunidade externa, representada por 74 dos 95 inscritos.

Os visitantes fizeram bonito. O melhor tempo geral da prova ficou com Adelino Araújo, morador da região. O atleta com 12 anos de experiência finalizou o trajeto em 16m34s. “Fiquei bastante satisfeito. Foi bom ganhar aqui, onde costumo treinar”, comemorou.

Atletas largam na pista em frente ao campus

A vendedora Solange Oliveira garantiu a segunda conquista na temporada do Cross Cerrado. Vencedora na etapa do Darcy Ribeiro, ela foi a mais rápida entre as mulheres em Planaltina com o tempo de 20m09s. “Vim em busca desse troféu”, disse ela, que é figura presente nas principais corridas de rua do Distrito Federal. “Ano que vem venho correr de novo, em nome de Jesus”, afirmou.

Mais jovem na prova, o estudante de ensino médio Lucas Gabriel da Silva saiu do Gama com a mãe, a servidora Ana Kelly Silva, para participar da prova. “Foi tranquilo, cheguei inteiro”, garantiu o rapaz de 16 anos, quarto colocado na categoria até 25 anos. “Curti muito. Foi minha primeira corrida”, disse ele, que pratica pelo menos outras três modalidades esportivas e pretende estudar engenharia na Universidade de Brasília.

Diretor Marcelo Bizerril (E) entrega troféu a Lucas Gabriel, o mais jovem entre os corredores

O diretor da Faculdade UnB Planaltina, Marcelo Bizerril, disse estar satisfeito com a participação do público externo. “Esse evento contribui para a abrir o diálogo com a comunidade”, avaliou. Ele ressaltou que o campus busca se firmar como espaço de práticas esportivas e manifestações culturais. “Embora não tenhamos cursos ligado a essas áreas, temos todo interesse em estimulá-las”.

Confira a classificação final da Corrida.

Gestor da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), o professor de Educação Física Alexandre Rezende informou que a oferta de esporte nos campi vai ser ampliada no ano que vem. Ele disse que projetos como o Segundo Tempo Universitário e o Recreando, além das atividades do Núcleo de Esporte Universitário, estarão disponíveis já no próximo semestre.

Phillipe correu com o cachorrinho Bebeto

BOM PARA CACHORRO – A presença inusitada do cachorro Bebeto foi uma das atrações do Cross de Planaltina. Ele completou a prova na companhia do dono, Phillipe Calixto. “Sempre levo o Bebeto para correr. Ele tem que gastar energia para não acabar com os móveis em casa”, disse Phillipe.

O prêmio do cãozinho foi sombra, água fresca e um carinho do “papai”. Corredor há dez anos, Phillipe conta que ganhou o animal de presente da esposa. “Ele faz um ano agora. Estamos sempre correndo”, explicou ele, antes de pedir continuidade da corrida da UnB. “Gostei muito de ter vindo. Precisamos prestigiar para não deixar esse projeto acabar”.

O Cross Cerrado é uma iniciativa da DEL em parceria com os campi. Confira a cobertura das edições realizadas na Ceilândia, no Gama e no Darcy Ribeiro.