ESPORTE UNIVERSITÁRIO

Universidade de Brasília recebe pela sétima vez seguida o título que reconhece a instituição entre as melhores do esporte universitário. Atletas têm destaque em cerimônia on-line

Texto e foto: Hugo Costa

A solenidade de gala foi realizada em plataforma virtual pela primeira vez. Uma tradição, entretanto, está mantida: a presença da UnB entre as instituições em destaque no Prêmio Melhores do Ano da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Pelo desempenho e participação em competições universitárias oficiais em 2019, a universidade da capital foi laureada em setembro como a quinta melhor do país e a melhor entre as federais.

Confira a íntegra da cerimônia e o resultado final do Prêmio Melhores do Ano.

Este é o sétimo ano seguido que a UnB termina uma temporada na liderança do ranking nacional que conta com centenas de instituições de ensino superior. A performance garante o recebimento do Troféu Professor Luisão, batizado assim em homenagem ao ex-presidente da federação universitária rondoniense falecido em 2016. O troféu já está sob guarda do coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão.

“Fico muito feliz com mais essa conquista. Ela é reflexo do potencial dos atletas da UnB, da atuação dos técnicos, que são todos voluntários, e do empenho da universidade em estar presente nas competições”, afirma Carlão. Para ele, o prêmio é um alento nas circunstâncias atuais. “É uma alegria em meio a essa dura pandemia. Foi importante a CBDU manter a premiação mesmo nesses dias difíceis”, diz.

O diretor da DEAC, Jonatas Costa, avalia como “especial” a conquista do prêmio. “A manutenção dessa tradição de êxito no esporte universitário é significativa. Ela aponta para uma política acertada da UnB no que diz respeito à cultura esportiva e a participação em eventos”, comemora. “Isso demonstra uma certa consolidação da política de esporte que temos”.

Apesar de se mostrar satisfeito com mais um troféu, Jonatas demonstra apreensão pelas incertezas sobre o investimento no esporte universitário diante do contexto socioeconômico do país. “A UnB é uma referência ao participar de quase todos os eventos da CBDU. E isso tem um ônus. A manutenção disso é o que me preocupa”, diz.

Bárbara Dias foi bronze na Universíade de Napoli. Foto: arquivo pessoal

BÁRBARA E ISAC – O Melhores do Ano também destacou o desempenho individual de atletas. Os estudantes da UnB Barbara Dias e Isac Medeiros foram premiados como os melhores de 2019, respectivamente, no taekwondo e no cheerleading. Aluna de biotecnologia, Bárbara conquistou a medalha de bronze na Universíade de Napoli no ano passado. Isac Medeiros, da educação física, foi um dos destaques da conquista do cheerleading na edição passada dos Jogos Universitários Brasileiros.

A performance de Barbara e Isac e dos outros atletas da UnB também foi decisiva para que a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu) terminasse na terceira colocação entre as 27 entidades equivalentes no país.